quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Arte de Ouro Preto

Literatura
Em meados do século XVIII, escritores mineiros vivem a transição entre o barroco e o arcadismo, influenciados pelo espírito neoclássico e pelas idéias iluministas, centradas na razão, na fidelidade ao real e no princípio do progresso.
Com Cláudio Manoel da Costa, iniciam-se as atividades literárias em Vila Rica, que culminarão numa 'escola mineira', da qual fazem parte os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um do seu marcos inicial. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira, e nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho, na escultura, e Mestre Ataíde, na pintura. No campo da arquitetura esta escola floresceu notavelmente no Nordeste, mas com grandes exemplos também no centro do país, em Minas GeraisGoiás e Rio de Janeiro. Na música, ao contrário das outras artes, sobrevivem poucos, mas belos documentos do barroco tardio. Com o desenvolvimento do neoclassicismo a partir das primeiras décadas do século XIX a tradição barroca, que teve uma trajetória de enorme vigor no Brasil e foi considerado o estilo nacional por excelência, caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

 Nesta obra, Aleijadinho trabalhou como arquiteto e entalhador e Manuel da Costa Ataíde pintou o teto da nave central.Na escultura, as obras eram feitas geralmente em madeira ou pedra-sabão, estavam ligadas à religiosidade. Destaque para Aleijadinho, um dos principais representantes do barroco brasileiro. Escultor e arquiteto, Antônio Francisco Lisboa, chamado de Aleijadinho.

Artesanato
O artesanato de Ouro Preto está entre os melhores de Minas e do Brasil. Tudo está genuinamente ligado à tradição artística da cidade. Artistas e artesãos trabalham a pedra-sabão, a taquara, a madeira, os metais e as pedras preciosas, fundamentados nas diversas expressões artísticas do século XVIII, com as quais convivem diariamente.

Jóias e Pedras Preciosas

 O comércio de jóias e pedras preciosas é uma atividade tradicional em Ouro Preto. A diversidade de suas gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. No distrito de Santo Antônio do Leite, uma comunidade de artesãos desenvolve original trabalho de ourivesaria, confeccionando jóias em prata e pedras preciosas. A Mina do Vermelhão, onde ocorre a maior concentração do mineral, nas proximidades da cidade, e a Mina do Capão, no distrito de Rodrigo Silva, fazem de Ouro Preto a capital do topázio imperial. 

Pedra Sabão  
Em Santa Rita de Ouro Preto e em outras localidades, como a Mata dos Palmitos, famílias inteiras dedicam-se à extração e à manufatura de objetos artísticos e utilitários de pedra-sabão, exportados diretamente para a Europa e os Estados Unidos. Cachoeira do Campo, outro distrito, também é um importante produtor de utilitários em pedra-sabão.

 Antiguidade
Em Ouro Preto há bons antiquários que trabalham com mobiliário e objetos de época. Galerias e lojas especializadas expõem e comercializam desenhos, gravuras e pinturas de artistas plásticos, alguns consagrados nacional e internacionalmente. Na cidade existem cerca de sessenta ateliers. 
Fontes:
http://www.cidadeshistoricas.art.br                                      http://www.historiamais.com                                                                                     imagens: Lilian

Grupo do Gabriel Aleixo


Carta ao visitante

Caro Leitor (a),
Ao sairmos de Brasília, pela noite, logo quando entramos no ônibus houve uma competição de música entre os professores, foi bem divertido. A viagem durou mais ou menos 11 horas.
Minas Gerais é um lugar maravilhoso,  cheio de encantos e histórias do nosso país. A cultura é muito atraente e interessante. As comidas são realmente muito boas, com vários temperos e especiarias típicas da região, um dos pratos principais dos mineiros é o pão de queijo , e isso vem de uma longa tradição de um dos melhores queijos do país.
Além de ser um dos maiores pontos turísticos do Brasil, Minas Gerais possui muitas cidades históricas que atraem turistas para descobrir mais sobre a história do ouro e da colonização.  Nessas cidades você  irá encontrar igrejas banhada de ouro, casas, lavouras, trens que foram usados no passado...
Minha cidade preferida foi Ouro Preto, o que eu mais gostei foi a arquitetura barroca usada naquela época, achei muito bonito aqueles espaços ricos em detalhes. Gostei também da beleza natural da cidade. Uma coisa que eu não gostei foram as longas ladeiras, cansativo demais, mas continua sendo um lugar muito legal para conhecer.
        Que tal ir para Minas Gerais

                             na sua próxima viagem ?

Grupo da Júlia

Entrevista


Entrevistador: Qual a comida de Minas Gerais você mais gosta?
Morador : A comida que mais gosto de Minas é o pão de queijo.
Entrevistador:  O que você acha sobre a história de sua cidade?
Morador: Eu pessoalmente acho uma história muito interessante, pois se você analisar a história, por exemplo, da Bahia você perceberá que Minas Gerais tem um grande diferencial, com tudo o que aconteceu, como a descoberta do ouro e tudo mais.
Entrevistador: Que fatos históricos e culturais tornaram a cidade de Congonhas conhecida mundialmente?
Morador: Eu acho que as obras de Aleijadinho foram de grande importância para tornar a cidade de Congonhas um grande centro histórico e cultural, não só no Brasil, mas no mundo.
Entrevistador: Como é o Festival de Inverno de Ouro Preto?
Morador: São realizadas várias apresentações, oficinas, shows, fóruns e espetáculos. Todos esses eventos foram pensados com o intuito de levar o público a navegar por diferentes tempos e estilos, e buscam contribuir para fomentar a reflexão de um assunto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas: o respeito às diferenças. 
Entrevistador:  Quais pedras são consideradas as mais raras?

 Morador:  Bom, a mais conhecida é o ouro, ouro preto, o diamante ...

Grupo da Júlia

Datas

Independência do Brasil
Ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Proclamada por D. Pedro I as margens do rio Ipiranga São Paulo.
Fatos
* Maior parte da elite brasileira queria conquistar a autonomia política.
* Restrições e altos impostos da Coroa Portuguesa no Brasil
* Tentativa de recolonizar o Brasil
 O Dia do Fico foi um importante fato pra independência do Brasil onde D. Pedro não obedeceu a Coroa Portuguesa exigindo seu retorno a Portugal. Ele negou em 9 de janeiro de 1822 afirmando que permaneceria no Brasil.

Medidas Pré – independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou diversas medidas para preparar o país para o processo de independência, isto é, organizou a Marinha de guerra, convocou a Assembleia Constituinte e fez todas as medidas para a independência.

Proclamação da independência
Na viagem de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta de Portugal exigindo seu retorno imediatamente anulando a Constituinte nessa situação, D. Pedro as margens do rio Ipiranga exclamou a frase: “Independência ou Morte!”

Depois da independência
D. Pedro foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822.
                                          

Em algumas regiões do Brasil, tiveram revoltas comandadas por portugueses, contra a independência do Brasil, essas revoltas foram reprimidas pelas tropas imperiais.


Grupo do Gabriel Faustino

Economia


   A economia das cidades históricas antigamente foi basicamente feita da coleta de ouro esse tempo foi muito lucrativo para os países que colonizaram Portugal, pois o ouro naquele tempo era usado como moeda.
   Nos tempos de hoje os governastes do Brasil tiveram que achar mais um modo para lucrar nas cidades históricas sem fazer nenhuma poluição, eles escolheram o turismo por a cidade ser muito bela e ter uma boa historia. O turismo teve sucesso, pois muitas pessoas de todo mundo querem ver as belas igrejas e ruas da cidade. Eu recomendaria um passeio ate lá!

Antes:


Depois:


Grupo do Gabriel Aleixo

Guia

Pontos turísticos de Congonhas

Ø Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos

            Todo o acervo - que inclui a igreja, os 12 profetas em pedra-sabão e as 66 imagens dos Passos da Paixão de Cristo - foi reconhecido com Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1985. Formam o mais esplêndido conjunto da arte barroca mundial. Visite-o também À noite. A nova iluminação, instalada em março de 2000, emociona e intensifica o significado da arte de Aleijadinho.

Pontos Turísticos de Mariana
Ø Mina da Passagem
            Atração imperdível é a Mina da Passagem, em Passagem de Mariana, localizada a cinco quilômetros da cidade. É uma das pouquíssimas minas de ouro abertas à visitação no Brasil, guardando segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley, num percurso de 315 metros, chegando a 120 metros de profundidade.


Ø Maria Fumaça (Mariana - Ouro Preto)

            A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações.

Pontos Turísticos de Ouro Preto
Ø Praça Tiradentes
           
A Praça Tiradentes se localiza na cidade de Ouro Preto-MG nela está uma estatua feita em homenagem ao Tiradentes, hoje a Praça é marcada por dois importantes prédios: o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia - 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores). E um ponto turístico muito frequentado pelos turistas e próprios moradores da cidade.


Ø Casa da câmara e cadeia (Museu da Inconfidência)
            A casa da câmara e cadeia é um monumento que fica na Praça Tiradentes e foi inaugurada em 1855 para servir como sede do poder municipal. Porém ela ficou sem funcionar por 25 anos e sendo destinada somente para prisão, e uma nova câmara foi criada também na Praça Tiradentes.
            E no século XX em 1838 a prisão foi transformada em museu da inconfidência e atraindo muitas pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo para conhecer a um pouco mais sobre a Inconfidência Mineira.



Ø Igreja de São Francisco de Assis

            A igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto é uma verdadeira suma das artes, em Minas Gerais, no século XVIII: arquitetura e escultura do maior de todos os artistas brasileiros: Antônio Francisco Lisboa, chamado o Aleijadinho, e pintura, do mais importante pintor mineiro, Manuel da Costa Ataide.


Ø Igreja de Nossa Senhora do Pilar
           
       Considerada a segunda mais rica igreja em ouro do Brasil, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar é a pura explosão do barroco mineiro. Carregada, exagerada, imponente, é a mais expressiva igreja da cidade e exige do visitante olhar apurado para uma infinidade de detalhes.




Ø Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
      
       É uma igreja dedicada à santa padroeira dos negros e mulatos e possui o desenho mais original de todas as igrejas barrocas mineiras. Em forma de elipse o teto da nave se assemelha a uma quilha de navio, uma referencia aos navios negreiros.


Ø Museu de Mineralogia
                   
         O Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, é um museu brasileiro que trata da mineralogia mineira e mundial. Localiza-se na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, e até 2010 estava instalado em um dos prédios com mais características pós-modernas da cidade apelidadas de “Rainha da Sucata”.


Grupo da Filipe

Gastronomia

A influência da culinária mineira
            Na culinária mineira os índios e africanos deixaram suas marcas, como na mandioca, urucum, milho, brotos nativos entre outros.
            Os primeiros sabores mineiros vieram dos afros e indígenas que faziam as suas comidas com o uso de balaios, potes, panelas de barro que ainda são utilizados em toda a cozinha brasileira.
            Essa influencia que passou de geração em geração ainda está nos pratos que comemos no dia a dia. Devido a isso decidimos fazer uma receita de pão de queijo para mostrar um pouquinho da culinária Mineira. 
Pratos típicos de Minas Gerais:
Pão de queijo

Tutu de feijão

Doce de leite

Frango caipira com quiabo

Grupo da Filipe