quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Arte de Ouro Preto

Literatura
Em meados do século XVIII, escritores mineiros vivem a transição entre o barroco e o arcadismo, influenciados pelo espírito neoclássico e pelas idéias iluministas, centradas na razão, na fidelidade ao real e no princípio do progresso.
Com Cláudio Manoel da Costa, iniciam-se as atividades literárias em Vila Rica, que culminarão numa 'escola mineira', da qual fazem parte os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um do seu marcos inicial. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira, e nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho, na escultura, e Mestre Ataíde, na pintura. No campo da arquitetura esta escola floresceu notavelmente no Nordeste, mas com grandes exemplos também no centro do país, em Minas GeraisGoiás e Rio de Janeiro. Na música, ao contrário das outras artes, sobrevivem poucos, mas belos documentos do barroco tardio. Com o desenvolvimento do neoclassicismo a partir das primeiras décadas do século XIX a tradição barroca, que teve uma trajetória de enorme vigor no Brasil e foi considerado o estilo nacional por excelência, caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

 Nesta obra, Aleijadinho trabalhou como arquiteto e entalhador e Manuel da Costa Ataíde pintou o teto da nave central.Na escultura, as obras eram feitas geralmente em madeira ou pedra-sabão, estavam ligadas à religiosidade. Destaque para Aleijadinho, um dos principais representantes do barroco brasileiro. Escultor e arquiteto, Antônio Francisco Lisboa, chamado de Aleijadinho.

Artesanato
O artesanato de Ouro Preto está entre os melhores de Minas e do Brasil. Tudo está genuinamente ligado à tradição artística da cidade. Artistas e artesãos trabalham a pedra-sabão, a taquara, a madeira, os metais e as pedras preciosas, fundamentados nas diversas expressões artísticas do século XVIII, com as quais convivem diariamente.

Jóias e Pedras Preciosas

 O comércio de jóias e pedras preciosas é uma atividade tradicional em Ouro Preto. A diversidade de suas gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. No distrito de Santo Antônio do Leite, uma comunidade de artesãos desenvolve original trabalho de ourivesaria, confeccionando jóias em prata e pedras preciosas. A Mina do Vermelhão, onde ocorre a maior concentração do mineral, nas proximidades da cidade, e a Mina do Capão, no distrito de Rodrigo Silva, fazem de Ouro Preto a capital do topázio imperial. 

Pedra Sabão  
Em Santa Rita de Ouro Preto e em outras localidades, como a Mata dos Palmitos, famílias inteiras dedicam-se à extração e à manufatura de objetos artísticos e utilitários de pedra-sabão, exportados diretamente para a Europa e os Estados Unidos. Cachoeira do Campo, outro distrito, também é um importante produtor de utilitários em pedra-sabão.

 Antiguidade
Em Ouro Preto há bons antiquários que trabalham com mobiliário e objetos de época. Galerias e lojas especializadas expõem e comercializam desenhos, gravuras e pinturas de artistas plásticos, alguns consagrados nacional e internacionalmente. Na cidade existem cerca de sessenta ateliers. 
Fontes:
http://www.cidadeshistoricas.art.br                                      http://www.historiamais.com                                                                                     imagens: Lilian

Grupo do Gabriel Aleixo


Carta ao visitante

Caro Leitor (a),
Ao sairmos de Brasília, pela noite, logo quando entramos no ônibus houve uma competição de música entre os professores, foi bem divertido. A viagem durou mais ou menos 11 horas.
Minas Gerais é um lugar maravilhoso,  cheio de encantos e histórias do nosso país. A cultura é muito atraente e interessante. As comidas são realmente muito boas, com vários temperos e especiarias típicas da região, um dos pratos principais dos mineiros é o pão de queijo , e isso vem de uma longa tradição de um dos melhores queijos do país.
Além de ser um dos maiores pontos turísticos do Brasil, Minas Gerais possui muitas cidades históricas que atraem turistas para descobrir mais sobre a história do ouro e da colonização.  Nessas cidades você  irá encontrar igrejas banhada de ouro, casas, lavouras, trens que foram usados no passado...
Minha cidade preferida foi Ouro Preto, o que eu mais gostei foi a arquitetura barroca usada naquela época, achei muito bonito aqueles espaços ricos em detalhes. Gostei também da beleza natural da cidade. Uma coisa que eu não gostei foram as longas ladeiras, cansativo demais, mas continua sendo um lugar muito legal para conhecer.
        Que tal ir para Minas Gerais

                             na sua próxima viagem ?

Grupo da Júlia

Entrevista


Entrevistador: Qual a comida de Minas Gerais você mais gosta?
Morador : A comida que mais gosto de Minas é o pão de queijo.
Entrevistador:  O que você acha sobre a história de sua cidade?
Morador: Eu pessoalmente acho uma história muito interessante, pois se você analisar a história, por exemplo, da Bahia você perceberá que Minas Gerais tem um grande diferencial, com tudo o que aconteceu, como a descoberta do ouro e tudo mais.
Entrevistador: Que fatos históricos e culturais tornaram a cidade de Congonhas conhecida mundialmente?
Morador: Eu acho que as obras de Aleijadinho foram de grande importância para tornar a cidade de Congonhas um grande centro histórico e cultural, não só no Brasil, mas no mundo.
Entrevistador: Como é o Festival de Inverno de Ouro Preto?
Morador: São realizadas várias apresentações, oficinas, shows, fóruns e espetáculos. Todos esses eventos foram pensados com o intuito de levar o público a navegar por diferentes tempos e estilos, e buscam contribuir para fomentar a reflexão de um assunto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas: o respeito às diferenças. 
Entrevistador:  Quais pedras são consideradas as mais raras?

 Morador:  Bom, a mais conhecida é o ouro, ouro preto, o diamante ...

Grupo da Júlia

Datas

Independência do Brasil
Ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Proclamada por D. Pedro I as margens do rio Ipiranga São Paulo.
Fatos
* Maior parte da elite brasileira queria conquistar a autonomia política.
* Restrições e altos impostos da Coroa Portuguesa no Brasil
* Tentativa de recolonizar o Brasil
 O Dia do Fico foi um importante fato pra independência do Brasil onde D. Pedro não obedeceu a Coroa Portuguesa exigindo seu retorno a Portugal. Ele negou em 9 de janeiro de 1822 afirmando que permaneceria no Brasil.

Medidas Pré – independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou diversas medidas para preparar o país para o processo de independência, isto é, organizou a Marinha de guerra, convocou a Assembleia Constituinte e fez todas as medidas para a independência.

Proclamação da independência
Na viagem de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta de Portugal exigindo seu retorno imediatamente anulando a Constituinte nessa situação, D. Pedro as margens do rio Ipiranga exclamou a frase: “Independência ou Morte!”

Depois da independência
D. Pedro foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822.
                                          

Em algumas regiões do Brasil, tiveram revoltas comandadas por portugueses, contra a independência do Brasil, essas revoltas foram reprimidas pelas tropas imperiais.


Grupo do Gabriel Faustino

Economia


   A economia das cidades históricas antigamente foi basicamente feita da coleta de ouro esse tempo foi muito lucrativo para os países que colonizaram Portugal, pois o ouro naquele tempo era usado como moeda.
   Nos tempos de hoje os governastes do Brasil tiveram que achar mais um modo para lucrar nas cidades históricas sem fazer nenhuma poluição, eles escolheram o turismo por a cidade ser muito bela e ter uma boa historia. O turismo teve sucesso, pois muitas pessoas de todo mundo querem ver as belas igrejas e ruas da cidade. Eu recomendaria um passeio ate lá!

Antes:


Depois:


Grupo do Gabriel Aleixo

Guia

Pontos turísticos de Congonhas

Ø Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos

            Todo o acervo - que inclui a igreja, os 12 profetas em pedra-sabão e as 66 imagens dos Passos da Paixão de Cristo - foi reconhecido com Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1985. Formam o mais esplêndido conjunto da arte barroca mundial. Visite-o também À noite. A nova iluminação, instalada em março de 2000, emociona e intensifica o significado da arte de Aleijadinho.

Pontos Turísticos de Mariana
Ø Mina da Passagem
            Atração imperdível é a Mina da Passagem, em Passagem de Mariana, localizada a cinco quilômetros da cidade. É uma das pouquíssimas minas de ouro abertas à visitação no Brasil, guardando segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley, num percurso de 315 metros, chegando a 120 metros de profundidade.


Ø Maria Fumaça (Mariana - Ouro Preto)

            A construção do ramal de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas estações.

Pontos Turísticos de Ouro Preto
Ø Praça Tiradentes
           
A Praça Tiradentes se localiza na cidade de Ouro Preto-MG nela está uma estatua feita em homenagem ao Tiradentes, hoje a Praça é marcada por dois importantes prédios: o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia - 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores). E um ponto turístico muito frequentado pelos turistas e próprios moradores da cidade.


Ø Casa da câmara e cadeia (Museu da Inconfidência)
            A casa da câmara e cadeia é um monumento que fica na Praça Tiradentes e foi inaugurada em 1855 para servir como sede do poder municipal. Porém ela ficou sem funcionar por 25 anos e sendo destinada somente para prisão, e uma nova câmara foi criada também na Praça Tiradentes.
            E no século XX em 1838 a prisão foi transformada em museu da inconfidência e atraindo muitas pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo para conhecer a um pouco mais sobre a Inconfidência Mineira.



Ø Igreja de São Francisco de Assis

            A igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto é uma verdadeira suma das artes, em Minas Gerais, no século XVIII: arquitetura e escultura do maior de todos os artistas brasileiros: Antônio Francisco Lisboa, chamado o Aleijadinho, e pintura, do mais importante pintor mineiro, Manuel da Costa Ataide.


Ø Igreja de Nossa Senhora do Pilar
           
       Considerada a segunda mais rica igreja em ouro do Brasil, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar é a pura explosão do barroco mineiro. Carregada, exagerada, imponente, é a mais expressiva igreja da cidade e exige do visitante olhar apurado para uma infinidade de detalhes.




Ø Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
      
       É uma igreja dedicada à santa padroeira dos negros e mulatos e possui o desenho mais original de todas as igrejas barrocas mineiras. Em forma de elipse o teto da nave se assemelha a uma quilha de navio, uma referencia aos navios negreiros.


Ø Museu de Mineralogia
                   
         O Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, é um museu brasileiro que trata da mineralogia mineira e mundial. Localiza-se na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, e até 2010 estava instalado em um dos prédios com mais características pós-modernas da cidade apelidadas de “Rainha da Sucata”.


Grupo da Filipe

Gastronomia

A influência da culinária mineira
            Na culinária mineira os índios e africanos deixaram suas marcas, como na mandioca, urucum, milho, brotos nativos entre outros.
            Os primeiros sabores mineiros vieram dos afros e indígenas que faziam as suas comidas com o uso de balaios, potes, panelas de barro que ainda são utilizados em toda a cozinha brasileira.
            Essa influencia que passou de geração em geração ainda está nos pratos que comemos no dia a dia. Devido a isso decidimos fazer uma receita de pão de queijo para mostrar um pouquinho da culinária Mineira. 
Pratos típicos de Minas Gerais:
Pão de queijo

Tutu de feijão

Doce de leite

Frango caipira com quiabo

Grupo da Filipe


Geometria e arte da Cidade e dos espaços/Albúm de fotos

Coletânea de fotos onde mostramos a cidade e mostramos como a geometria está presente nas construções de lá.


Grupo da Camila

Geografia

Relevo
O relevo de Minas Gerais é um relevo constituído de muitos planaltos e montanhas devido a isso as cidades de Minas quem não foram planejadas tem casa em lugares muito íngremes, em alguns locais as ruas são muito estreitas e em outras muito largas. A parte mais baixa é localizada ao sudeste, norte e leste do estado, tendo com ponto culminante o Pico Bandeira.
 Em Minas destacam-se as formas de relevo: a Serra do Espinhaço, Pico da Bandeira (o ponto culminante do estado), Serra da Canastra, Serra da Piedade, dentre outras.
Clima
O clima da região é tropical de altitude e tropical. O tropical de altitude como o nome já diz é encontrado em partes mais elevadas do estado de Minas a temperatura desse clima varia de 17°C a 20°C, além de ser muito chuvoso com uma média de 1300 mm anuais. Já o tropical é localizado em regiões mais baixas com temperaturas que variam de 22°C a 23°C com uma média de chuva entre 700 a 900 mm anuais.




      Fonte: Gabriel Faustino               

Vegetação de Minas Gerais
A vegetação de Minas Gerais pode ser resumida em quatro tipos: Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude e Mata Seca.  Diversos fatores, como o clima, o relevo e as bacias hidrográficas, são predominantes da variada vegetação regional.
O Cerrado está localizado em praticamente metade de Minas Gerais. A fauna é representada por diversos animais, como: tamanduá, tatu, anta, jiboia, cascavel e o cachorro-do-mato, lobo-guará, veado-campeiro, o mico-estrela e o pato-mergulhão.
A Mata Atlântica ocupava a segunda maior área em Minas Gerais, Foi fortemente desmatada, tornando-se tetracampeã no desmatamento da Mata Atlântica no Brasil.
Os Campos Rupestres são típicos das terras altas do estado, ocorrendo nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, do Espinhaço e da Canastra.
http://www.colegiosantoelias.com.br/index.php/component/k2/item/28-cidades-hist%C3%B3ricas?Itemid=503

Hidrografia de Minas Gerais
Minas Gerais é um estado muito rico em nascentes de água. As grandes bacias hidrográficas do país têm suas origens no território mineiro, como é o caso das bacias do São Francisco, do Paraná e a do Leste.
A bacia do Rio São Francisco tem como principais componentes os rios São Francisco, das Velhas e Paracatu. O Rio São Francisco, considerado como o rio da integração nacional, nasce na Serra da Canastra, percorrendo grande extensão do território mineiro, e partes dos Estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, onde deságua no oceano atlântico. A bacia do rio Paraná banha parte do oeste, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, e são compostas das sub-bacias dos rios Paranaíba e Grande.
A bacia do Leste tem várias nascentes em Minas Gerais. Elas dão origem a bacias menores. Os rios: Grande, Paranaíba e Araguari percorrem o sul, o oeste e o Triângulo Mineiro, formando a bacia do Paraná. Além de serem aproveitados para várias usinas hidrelétricas, a fertilidade do solo em seus vales muito beneficia a atividade agropecuária.


http://descubraminas.com.br/MinasGerais/Pagina.aspx?cod_pgi=1804

Grupo do Gabriel Faustino

Túnel do Tempo

Túnel do tempo
Olá leitores do nosso blog esse texto veio pra falar para vocês como eram as características naquele tempo como vocês sabem ou não Ouro Preto-MG já foi capital e era uma cidade grande na época ela tinha mais habitantes que São Paulo e Rio de Janeiro, pelo fato de que a mineração estar bem concentrada por lá, e também outras cidades de grande importância como Congonhas lá é onde se concentram muitas obras de Aleijadinho, e também Mariana onde nós fizemos um ótimo passeio de Maria Fumaça.

Características Urbanas
Os sobrados ou as casas térreas eram edificados ao nível do chão e apresentavam aspecto uniforme, construídas sobre o alinhamento das ruas e paredes laterais sobre os limites dos terrenos. Os lotes eram com testada de cerca de 10 metros e com grande profundidade. Os monumentos religiosos normalmente eram implantados em lugares altos, facilmente visualizados.

Características Arquitetônicas

A produção arquitetônica era realizada pela mão-de-obra escrava, que utilizava técnicas de construção primitivas.
Nas casas mais simples as paredes eram de pau-a-pique e adobe e nas residências mais importantes fazia-se uso de pedra e barro, e raramente tijolo, pedra e cal. A cobertura era feita com telhas de barro em duas águas.
Os pisos das edificações eram diferenciados conforme a classe social, no sobrado eram assoalhados e na casa térrea era de chão batido. Da mesma forma, as residências de famílias de burgueses era decorada com azulejos nas paredes, mais usualmente utilizavam tons de azuis ou amarelos.

Religião no Brasil colonial

A prática religiosa no Brasil, enquanto colónia portuguesa apresentava várias faceta consoante a proveniência cultural e étnica de cada um dos povos. Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porém, alguns grupos de escravos professavam o islamismo. Quanto aos indígenas, estes viviam segundo uma crença religiosa xamanista. A missionação e a miscigenação das populações e das crenças por elas seguidas resultaram em novas práticas religiosas como o Catimbó e o Candomblé, que subsistiram até aos dias de hoje.
A igreja era o centro da vida social em que a religiosidade se encontrava indissociável da vida quotidiana. Na igreja, a que se ia mais de uma vez ao dia, possibilitavam-se os encontros, as trocas de novidades e os arranjos matrimoniais. As festas do calendário litúrgico, as procissões, as cerimónias religiosas que marcavam a vida do cristão, as missas, as confissões e os cânticos, bem como as práticas de caridade cristã, pautavam a vida dos colonos.

Interior da Basílica do Senhor Bom Jesus dos Matosinhos





Culinária brasileira

Junte as influências dos escravos que vieram da África, a cultura indígena dos povos que já moravam aqui e as novidades que os europeus trouxeram quando chegaram ao Brasil; misture com os ingredientes típicos dessas terras: está pronta a culinária brasileira, um legítimo caldeirão de sabores.
Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, com diversas adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais.
Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação indígena tinha como alicerce a mandioca, na forma de farinha e de beijus, mas também de frutas, pescado, caça, milho, batata e pirões e, com a chegada dos portugueses, do inhame trazido da África.
Todos os povos indígenas conheciam o fogo e o utilizavam tanto para o aquecimento e a realização de rituais quanto para preparar os alimentos. As principais formas de preparo da carne eram assá-la em uma panela de barro sobre três pedras (trempe), em um forno subterrâneo (biaribi), espetá-la em gravetos pontudos e colocá-la para assar ao fogo — de onde teria vindo o churrasco do Rio Grande do Sul — colocá-la sobre uma armação de madeira até ficar seca para que assim pudesse ser conservada.
Canjiquinha com costela

Torresmo
Queijo minas
Doce de leite
A escravidão no período colonial
-No Brasil, escravidão começou no século XVI. Os colonos portugueses escravizaram os índios e também foram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.                                                                                                 
- Os escravos trabalhavam nas minas de ouro
 -Nos engenhos e nas minas, os escravos estavam sujeitos a vários perigos. 
-A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala e recebiam castigos físicos.
 -O transporte dos africanos foi por meio de navios em péssimas condições e muitos até morreram antes de chegar ao Brasil.
 -Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias.
 -Eles foram proibidos de praticar sua religião e continuar com a cultura africana, mais muitos faziam isso escondido.
 -As mulheres também foram escravizadas e seus filhos também tinham que trabalhar por volta dos oito anos de idade.
-Muitos escravos lutaram contra esta situação e ocorreram revoltas em muitas fazendas. Muitos escravos fugiram para formarem quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura.
-A escravidão acabou no Brasil no ano de 1888, após a decretação da Lei Áurea.

Pelourinho, Minas Gerais. Onde escravos e pessoas que desobedeciam as leis, eram penalizados.

Artesanato
       Na região de Minas Gerais, no Brasil colonial o artesanato era muito voltado para a escultura em pedra sabão, pedra macia boa para fazer esculturas.
Agora veja nós, os alunos do Santo Elias, tentando dar uma de Aleijadinho.




Grupo do Caio