Independência do Brasil
Ocorreu
em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma
colônia de Portugal. Proclamada por D. Pedro I as margens do rio Ipiranga São
Paulo.
Fatos
* Maior parte da elite
brasileira queria conquistar a autonomia política.
* Restrições e altos impostos
da Coroa Portuguesa no Brasil
* Tentativa de recolonizar o
Brasil
O Dia do Fico foi um importante fato pra
independência do Brasil onde D. Pedro não obedeceu a Coroa Portuguesa exigindo
seu retorno a Portugal. Ele negou em 9 de janeiro de 1822 afirmando que
permaneceria no Brasil.
Medidas Pré – independência
Após
o Dia do Fico, D. Pedro tomou diversas medidas para preparar o país para o
processo de independência, isto é, organizou a Marinha de guerra, convocou a
Assembleia Constituinte e fez todas as medidas para a independência.
Proclamação da independência
Na
viagem de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta de Portugal
exigindo seu retorno imediatamente anulando a Constituinte nessa situação, D.
Pedro as margens do rio Ipiranga exclamou a frase: “Independência ou Morte!”
Depois da independência
D.
Pedro foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822.
Em
algumas regiões do Brasil, tiveram revoltas comandadas por portugueses, contra
a independência do Brasil, essas revoltas foram reprimidas pelas tropas
imperiais.
Grupo do Gabriel Faustino


0 comentários:
Postar um comentário